sábado, 11 de maio de 2013

Mensagem de Dom Humberto na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Carta Aberta do Bispo Diocesano da Diocese Meridional, Dom Humberto Maiztegui Gonçalves, na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 2013

Queridas irmãs e irmãos em Cristo,
A Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco

O texto bíblico do Livro de Miquéias (O que Deus exige de nós; Mq 6:6-9) vem de um profeta da periferia de Jerusalém, de uma pequena aldeia rural, um produtor comparado com nossos horti-fruti-granjeiros, que chegam até as cidades maiores para vender seus produtos, direto ao consumidor. Ele o fazia na Porta da Cidade, onde ficava o Mercado Público de Jerusalém. Ali ele via a vida acontecer! Ali, como na imagem que simboliza esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o véu se abria, passavam todas as pessoas: as pobres, refugiadas e sofridas, as párias ou dálits (as pobres das pobres) pedindo esmola, outras as doentes buscando algum alívio (que tanta vezes Jesus encontrou ao entrar ou sair das cidades), as que buscavam justiça (porque também ali funcionavam os tribunais), as migrantes do interior e os pequenos comerciantes como o próprio profeta.

Também por ali passavam as ricas, carregadas em literas, ou no alto de cavalos ou camelos, longe das que sofriam; sacerdotes a caminho do templo, preocupados com seus rituais e sacrifícios ignorando toda esta realidade, empregados comprando os mantimentos para alimentar os que viviam nos palácios, enquanto as pessoas pobres, como fazem até hoje, recolhiam os produtos estragados para comer (porque a sua chaga é incurável, porque chegou até Judá; estendeu-se até à porta do meu povo, até Jerusalém; Mq 1:9).

Então, ouvimos a voz profética, que traduzida do hebraico seria: “O que foi que Ele disse a você HUMANO? O que é bom? O que o SENHOR exige de ti? Que faças a justiça, que ames a misericórdia, e que sejas humilde com o teu Deus” (6:8). Deus pede uma atitude ENCARNADA, isto é, nos desafia a descobrir que seguir os caminhos divinos nada mais é que resgatar nossa humanidade, a nos dada pelo próprio Deus!  Miquéias, queria que da porta da mãe Jerusalém emergisse uma nova humanidade, mas justa, mais terna, mais humilde em todas suas relações.

Como Bispo da Igreja de Cristo, nesta parte que é a Comunhão Anglicana, e desde nossa Diocese Meridional sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, expresso minha profunda alegria, e alegria de toda a Igreja Diocesana, em poder estar unida em oração e em reflexão com outras igrejas irmãs e suas lideranças, e com todas as pessoas de boa vontade, cristãs ou não, que acreditam na unidade solidária e humana capaz de superar os males que nossos egoísmos construíram durante nossa história.

Que o Senhor Jesus Cristo, através do seu Santo Espírito, cujo dia celebramos no encerramento desta semana, nos guie, governe, santifique e fortaleça de tal forma que possamos ser sinal da Sua justiça e amor para com todas as pessoas humanas, superando discriminações, preconceitos e desigualdade de oportunidades e dignidade que gera tanta exclusão neste mundo amado por Deus. Nossa esperança também é alimentada pela oração que nos conduz a uma consciência mais plena e profunda da nossa responsabilidade sobre a integridade da criação, buscando a preservação da beleza da vida em todas suas formas e da felicidade para todas as criaturas.

Que o amor de Deus nos uma; a alegria de Deus nos inspire; a paz de Deus nos envolva; a coragem de Deus nos sustente; a Bênção de Deus, Pai/Mãe; Filho/Amigo/Senhor; Espírito Santo/Ventania Divina/Defensor; repouse sobre todos e todas nós para sempre. Amém.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Bispo Diocesano da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
12 de Maio de 2013 AD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teste Mensagem do formulário de comentário