Quem Somos

Está no ar, em caráter experimental, o blog da Paróquia Anglicana do Calvário, de Nova Santa Rita/RS. Ao visitar nosso blog, por gentileza, dê sua opinião, deixe seu comentário. Pois, este espaço também é um meio de acolhida e uma forma de servir a comunidade. Aos poucos estaremos atualizando, criando, evoluindo neste serviço para que o blog nos aproxime ainda mais e fortaleça os laços da vida comunitária.
Através deste espaço virtual, queremos publicar matérias sobre a Igreja, sua história e sua caminhada atual, bem como informações sobre o Anglicanismo, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e a Diocese Meridional. 
Aproveite, visite nosso blog, nossas páginas, mas saiba que o que mais queremos é sua visita em nosso templo, localizado na Rua Reverendo Antônio Fraga, 39 -  Nova Santa Rita/RS, onde celebramos todos os Domingos as 9:30 horas.

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB
Diocese Meridional
Paróquia do Calvário
Rua Revdo. Antônio Fraga, 39
92480-000 - Nova Santa Rita - RS
Pároco: Reverendo Marino Muniz dos Reis

Para falar da nossa comunidade, reproduzimos a baixo um texto publicado no site da Diocese Meridional, sobre a reinauguração do primeiro templo da IEAB em 2008. A presença da Igreja Anglicana em Santa Rita é desde 1891. Em 1896 foi a primeira celebração neste templo, que foi inaugurado em 1900 e reinaugurado em 19 de outubro de 2008. Confira...

Reinauguração do Primeiro Templo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

por Revda. Leane Rachel Kurtz de Almeida
Em 19/10/2008 aconteceu na Paróquia do Calvário em Nova Santa Rita uma bela Celebração de Ação de Graças pela restauração do Templo, presidida por D. Orlando Santos de Oliveira e com a participação do Coro Esperança, da própria paróquia, que nos enriquece espiritualmente com sua bela interpretação, cantando com o coração, com emoção. Nos sentimos prestigiados com a presença de irmãos e irmãs de diferentes Paróquias de nossa Diocese e a manifestação de carinho através de presentes, mensagens e e-mail. Iniciamos a Celebração recordando o início do trabalho missionário, na então Santa Rita do Rio dos Sinos, o qual começou oficialmente em 1891, na Fazenda do Contrato, de propriedade do coronel Zeferino José de Moraes Fraga. Recordamos fatos históricos que tornaram possível a Construção do Templo. 
A oferta do fundo criado por uma Classe Bíblica em Washington, em memória de Frederick Uber, o qual encantou-se com a missão no Brasil e os motivou a colaborarem com a construção de um templo, eles conseguiram juntar mil dólares, que representavam um terço do custo da obra. Os outros dois terços foram obtidos na própria congregação através de ofertas em dinheiro e doações de materiais e serviço. A planta deste Templo foi feita pelo Rev. John Gaw Meem. 
O primeiro culto no novo templo, ainda incompleto, foi realizado no dia 13 de janeiro de 1896. A inauguração e consagração aconteceram, em 19 de outubro de 1900. Era pároco o reverendo Antônio Machado Fraga. Lembramos as diferentes famílias que há 108 anos estavam aqui louvando a Deus por terem conseguido construir este Templo, pessoas que colocaram suas vidas, a serviço de Deus, preocuparam-se também com a continuidade da Igreja e por isso 12 famílias doaram cada uma, um Hectare de terra que nos deu condições de Restaurar este Templo. Foi lembrada por várias pessoas a importante atuação, do Rev. Elias Mayer Vergara que junto com o Dr. Waltair Aguirre, a mais ou menos 20 anos, iniciou a legalização das doações das terras que em 2001 foram transformadas no Loteamento Vale Verde, o qual foi fundamental para a restauração do Templo. Destacamos o intenso trabalho da Sra. Elaine da Silva Müller e do Sr. Renato da Silva que acompanharam passo a passo à obra, recebendo apoio da Junta Paroquial, da Revda. Leane Rachel Kurtz de Almeida e da Comissão de Arquitetura e Arte Eclesiástica. 
Na ocasião aconteceu também a confirmação de Bruna da Silva Muller.

Publicado no site da Diocese Meridional em outubro de 2008.

Um comentário:

Teste Mensagem do formulário de comentário